
Diversos contribuintes deverão fazer a declaração do Imposto de Renda 2020 até a próxima terça-feira (30) e precisam ficar atentos aos documentos que deverão ser guardados posteriormente.
Isso porque, pelo prazo de até 5 anos, a Receita Federal pode solicitar comprovantes sobre as informações que foram lançadas no sistema do IR.
Os que costumam ser mais solicitados são os informes de rendimento fornecidos pela empresa empregadora e pelos bancos, além da cópia do arquivo que foi enviado à Receita.
Além dos documentos que comprovam a renda recebida e que foi declarada, devem ser guardados todos os comprovantes das despesas informadas pelo contribuinte para dedução do imposto a pagar.
“O que o contribuinte informa para fins de dedução é o que tem mais problema quando se cai na malha fina. Por isso, é importante guardar todos os comprovantes dos gastos com educação e médicos, incluindo os comprovantes de eventuais reembolsos por parte do plano de saúde”, enfatizou a advogada tributarista Adriana Lacerda.
É indispensável manter os documentos originais. Eventuais cópias precisam ser autenticadas, segundo a especialista.
“A receita é pró Fisco sempre, ou seja, ela sempre vai fazer questionamentos específicos de forma a garantir que o imposto devido foi ou será recolhido. Por isso é importante que o contribuinte guarde todos os comprovantes originais”, enfatizou Adriana Lacerda.
Comprovantes de informações gerais
Comprovantes de rendimento
Comprovantes bens e direitos
Comprovantes de renda variável
Comprovantes de pagamentos e doações efetuados
Fonte: G1
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.
Fone(s): (35) 3241-3299 / (35) 3241-1218
Celular: (35) 9 9810-5941
Rua Raimundo Correia, 96, Centro, São Gonçalo do Sapucaí - MG | CEP: 37490-000
Direitos Reservados à ® | 2025